quinta-feira, 22 de março de 2007

Moldes para Injeção

Conforme o site (www.geplastics.com.br), um item fundamental para uma boa moldagem de um determinado plástico é, sem dúvida, o molde, no que diz respeito ao seu projeto e material com o qual foi construido. Molde para injeção é, sem dúvida, uma das partes mais caras no desenvolvimento de uma peça projetada para ser obtida por este processo. Daí, o projeto do molde, bem como o material que será usado em sua construção, merecem ampla discussão.
Um molde é constituído de, no mínimo, duas partes. Uma é instalada na placa estacionária e a outra na placa móvel. Possui colunas e buchas guias, que direcionam a móvel a se juntar à fixa, num ajuste perfeito. O alinhamento das duas metades é fundamental, evitando-se assim qualquer vazamento do plástico quando o mesmo é injetado sob alta pressão na cavidade. Sempre que possível o molde é projetado de modo que as peças injetadas permaneçam na metade móvel do molde, para facilitar sua remoção. Os canais de alimentação são pontos entre o canal de injeção e a cavidade.
No projeto de molde são considerados o tamanho, tipo e posição destes canais. Também se pode fabricar moldes sem canais de distribuição, o que consiste em moldes com câmera ou bico quente, onde não terá o canal de distribuição e sim em cada cavidade um bico injetor. Na confecção de molde com câmera quente é preciso desenvolver o projeto da ferramenta em conjunto com o fornecedor da câmera quente.

Um comentário:

Anônimo disse...

Não necessáriamente,em muitos casos pode-se adaptar um sistema de canal quente em um molde já existente(convencional).
D`Amori
damoripinto@yahoo.com.br